quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

50%

O que você faria se descobrisse que tem apenas 50 % de chances de sobreviver a uma doença?
Eu imagino que essa não é uma notícia muito boa de se ouvir e confesso que se acontecesse comigo ficaria bem mais concentrada nos 50% negativo das chances... seria um "e se" doZinfernos.

Adam corre, como o de costume, para manter a forma e a saúde. Parado em frente ao semáforo, espera ele abrir em uma rua deserta. Enquanto espera, assiste uma mulher atravessar correndo a rua sem nem mesmo considerar o sinal fechado, por alguns segundo ele considera fazer o mesmo, mas desiste e espera o sinal abrir. É nesse momento que percebemos o quão cauteloso Adam é em sua vida e ao mesmo tempo de como essa cautela não é garantia de absolutamente nada. Adam (Joseph Gordon-Levitt) é um jovem escritor de programa de rádio de 27 anos que bebe pouco, não fuma, e não dirige. O porquê de não dirigir só vamos ficar sabendo bem a frente, quando ele confessa que nunca dirigiu pois as mortes no trânsito ocupam o quinto lugar no causa morte Norte-americano. Em seguida ele se lembra que o número 4 desse mesmo ranking é o câncer. 
Numa sequência lindamente desenhada, Adam se dá conta de que seus cuidados não evitaram o seu "infortúnio".  Adam vê sua vida virar de pernas pro ar ao descobrir um tipo raro de câncer na coluna. O rapaz que até então nunca havia se preocupado com a saúde passa a viver em função dela e tem de aprender a lidar com essa situação e com as consequências oriundas dela: a perda da vitalidade física, a traição da namorada, o relacionamento com a mãe sufocante e com o pai doente e a iminência da morte. 
O roteiro do filme é baseada no livro I'm With Cancer e ao refletir sobre a história eu diria até que Adam é um cara de sorte. Ele consegue superar seus obstáculos com ajuda de pessoas bem especiais. Entre elas estão, a jovem e inexperiente psicologa Katherine (Anna Kendrick) que o faz rever alguns conceitos sobre o seu estado e depois acaba se tornando seu novo amor (apesar de ser inadequado - piada interna do filme), e o melhor amigo Kyle (Seth Rogen) que, apesar de parecer inconsequente e irresponsável com a saúde do amigo, está apenas tentando ajudar o "dude" a passar pela pior situação de suas vidas. 
Apesar de parecer um drama daqueles, eu diria que 50% se encaixa mais no gênero comédia. É impossível não dar umas boas risadas com essa história. É claro que tem suas grandes doses de drama, mas no geral é divertida e leve. Pela primeira vez em muito tempo em filmes sobre câncer o mocinho sobrevive para contar, literalmente, a história. E isso foi muito bom. 
Eu diria ainda que esse é um desses filmes a serem guardados. Uma ótima história, com ótimas atuações que ainda traz no elenco Anjelica Huston como coadjuvante.
Apesar de ser uma história belíssima o filme não chamou a atenção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e, como pudemos observar nas indicações ao Oscar 2012, nem foi lembrado por ela. Uma pena.
Mas é isso, gente. Vejam o filme e me contem depois ;)



E na trilha sonora tem uma música adorável chamada To Love Somebody dos Bee Gees. Ela é bem retrô e muito linda. Já contei a vocês que acho que nasci na década errada? Pois nasci! (risos)



"You don't know what it's like, baby
You don't know what it's like
To love somebody
To love somebody
The way I love you"
#10#

... e prometendo voltar sempre, até o próximo post!

Jor 

5 comentários:

  1. Eu amoooooooooo essa música To Love Somebody! Já quero ver o filme só pela trilha, qualquer coisa que tenha Bee Gees merece minha atenção! rs

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma coisa em comum, Fartinha! ;)
      Também curto o som dos meninos! rs
      Bjos!!!

      Excluir
  2. Olá, Jor! Como vai você?
    Entao chegamos a mais um Carnaval... 2012!
    Passei apenas para lhe desejar um ótimo feriadão!
    Feliciades!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Florzinhaaaaa! voltei pra dizer que vi este filme e gostei bastante! É realmente uma maneira muito leve de tratar algo tão dramático, e acho que dentre outras coisas passa mesmo essa lição que parece obviedade de auto-ajuda mas é a pura verdade: A gente tem que encarar a vida do modo mais leve que a gente conseguir, porque a realidade já é suficientemente pesada, e se pararmos pra pensar estamos todos nessa estatística dos 50% de chances, todos os dias, afinal... basta estar vivo pra estar sujeito a tudo, né?

    Estou registrando minhas impressões sobre o que tenho visto esses dias num álbum no facebook e também aqui, ó: http://pinterest.com/donafarta/and-the-oscar-s-goes-to/ . Passa lá depois, engatei a maratona pré-Oscar e consegui ver todos os principais, faltam apenas mais 2 pra eu fechar também as categorias ator e atriz, e assim chegarei ao domingo cheia de palpite pra dar! rsrs...

    Beijooooooooooo, e ótimo restinho de semana pra ti!

    ResponderExcluir