segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Tadinha da Claudinha

E de repente me bateu uma incrível vontade de escrever aqui, nesse pequeno espaço, sobre Cláudia Leite. Sim senhores, é sobre ela que vou escrever hoje. Não, eu não gosto da moça. O jeito dela me parece um tanto forçado e eu não tenho paciência para o papinho politicamente correto que ela adora entoar. A música que Senhora Cláudia Leite faz da até pra dançar, mas definitivamente pra mim quando ela abre a boca, acaba-se qualquer possibilidade de gostar desta criança.

E eis que esses dias aconteceu um dos mais incríveis encontros musicais de todos os tempos, o Rock In Rio! Sim, eu vi, não fui, mas vi... vi shows incríveis (que pretendo escrever aqui) e vi Senhora Cláudia Leite ser vaiada por alguns poucos, mas a vi sendo vaiada. E a reação da moça? Fez sinal de silêncio pra multidão à sua frente e pronunciou a seguinte frase: "Você não aguenta o curso, então porque se matriculou?"... daí pro escracho público foi apenas uma questão de segundos. Cláudia é famosa na Bahia pela pouca tolerância às críticas. Ela ODEIA vaias e fica extremamente irritada com esse tipo de demonstração em seus shows (por vezes já parou seus shows para dar liçãozinha de moral em quem pagou o ingresso). Tadinha... já tem um tempo que as pessoas andam fazendo isso com ela.

Mas deixa eu voltar para o porquê de escrever aqui sobre ela. Eu mesma já me juntei a turma que esculhamba a bichinha. Na quinta feira, durante o show de Ivete Sangalo, retuitei várias mensagens com a tag #sentaláclaudia. Livremente as pessoas simplesmente fizeram o escracho público de Cláudia. Para o Twitter não era o show de Ivete, era Ivete ensinando a Cláudia Leite como se fazia. Mas aí tem um quilometro de distancia de diferença e é isso que algumas pessoas (incluindo nesse grupo a própria Cláudia) não entendem, não dá para comparar. Não da pra comparar o que não tem comparação... é querer comprar Ferrari com Fusca - não faz sentido. A Ivete que em momento algum de sua carreira deu lição de moral em seu público é a mesma Ivete que no tempo da Banda Eva subiu num trio com soro no braço, pra não deixar seu povo sem um dia de carnaval. Ivete que no Rock In Rio se dirigiu diretamente a seus fãs (e que fosse um evento preferencial para os pops e os roqueiros, tinha gente ali que tinha pagado para vê-la, também) e que a todo momento se mostrou grata por estar fazendo parte de um momento do rock... maturidade ou caráter? Vai saber! Talvez seja isso que as difere.

Mas mesmo sem ir muito com a cara de "Claudinha", me peguei pensando como deve ser difícil para ela enfrentar coisas assim. O que fazem com ela é um tipo de Bullying adulto. Nada que a cantora faça ou diga passa despercebido... e o povo não perdoa. O palco dos críticos de plantão que se tornou o Twitter, não perde a oportunidade de humilhar e ridicularizar seja quem for. E com ela a coisa tem ido apenas ladeira a baixo. Por lá #Cludiarreia foi a tag no dia de seu show. As pessoas esquecem que as outras que estão do outro lado da crítica sentem as palavras proferidas. E eu com essa minha incrível mania de ficar me colocando no lugar do outro, dei pra pensar que não é justo com alguém - por mais desagradável que esse alguém seja - ser humilhado publicamente de maneira tão irracional. E parei com isso de ficar entrando nas piadas contra a moça, por que, né? Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é - já-disse-Caetano e cada um tem o direito de ser do jeito que é - já-disse-eu-mesmo.

Jor
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário