domingo, 27 de agosto de 2017

Filme - Reza a Lenda



E daí que hoje vi Reza a Lenda... ele tava baixado fazia um tempo, mas percebi ele no netflix e fui lá ver. Lembro que desanimei com filme quando li uma crítica que detonava a história no omelete. Pois é, deixei a opinião de alguém que eu nem conhecia me desanimar pelo filme que eu tava doida pra ver. Doida, pois amo cinema nacional e nessa pegada sertão então... 

A história gira em torno de um grupo de foras da lei que roubam uma santa na esperança que o tal roubo faça chover. A falta de chuva já estava causando transtorno na região e esse grupo que meio que estava alí para ajudar os necessitados, acaba por procurar conselhos com um curandeiro que determina que o roubo deve acontecer para que a chuva finalmente volte a aparecer. Parece bem simples, meio bobo até, mas a gente acredita nisso, não é?! Por aqui, quantas vezes não digo durante o sol de rachar que alguém precisa roubar São José? 


Algumas coisas lá me fizeram querer vir aqui para escrever... e faz tempo, não é?! Pois é!
O personagem central descobre no final que a Santa é só uma imagem... e que não há caminho, o caminho se faz ao caminhar. Basicamente ele se liberta da necessidade de seguir um padrão que até então vinha seguindo... 

Achei algumas sequencias problemáticas... a maior delas, a cena final em que o grupo infrator atira com metralhadora em um outro grupo, também infrator... pareceu mal feita, ficou um tanto corrida, uma coisa feita para causar. Não causou. E foi desnecessária. A história já tinha chegado onde deveria chegar. 
Também achei exagerada a violência empregada, mas aí é um problema meu e não do filme. Ando cada vez mais intolerante a cenas assim...

Daí no final o filme encerra com a linda da Pitty (não com a Pitty em pessoa, mas com essa música incrível dela):


Chega dessa pele, é hora de trocar...

Sim, esse trecho ficou ecoando em mim e me fez vir aqui a essa hora escrever sobre isso.
Chega dessa pele... chega... tá na hora de trocar.
As vezes eu digo na terapia que estou engasgada, parece que que vou sufocar. A terapeuta sempre me pergunta se é confortável a situação e por que eu não faço nada para mudar. Daí a gente analisa o que me trouxe até aqui. O que me moldou, me fez, me construiu... 
Quanto tempo leva para se desfazer das amarras? Quanto tempo leva pra desconstruir tudo que me trouxe até aqui? 
Sei que estou melhor. Consigo enxergar a evolução, mas sabe quando mesmo evoluindo a evolução não te satisfaz? Então... 
Quando vou trocar essa pele? Quando tudo isso vai finalmente acabar? Isso vai acabar?

Mas ok! Eu vim aqui falar sobre Reza a Lenda. Acho que Ara entendeu que já era hora de trocar de pele. E ele trocou lindamente. Ficou em mim algumas coisas que vão comigo (ficou também a certeza que não dá pra dar confiança pra crítico de cinema)... e meu zeus do céu como eu amo cinema nacional!


Jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário