terça-feira, 23 de agosto de 2016

Livro/Filme - Como Eu Era Antes de Você


Gente, sabe o que é ódio por uma adaptação? Então! É o que eu to sentindo pela adaptação de Como Eu Era Antes de Você. Eu me senti enganada, sabe! Os trailers eram maravilhosos, o elenco era qualquer coisa de muito fofinho, a divulgação no instagram me fez babar muitas vezes, mas o filme é brochante. Talvez o meu erro tenha sido ter ido com toda expectativa do mundo pra esse filme, mas principalmente ter lido o livro antes, pois diante do livro o filme não tem a menor chance. Talvez ele funcione com quem não leu o livro, mas acho meio unânime entre todo mundo com quem conversei que a adaptação pro cinema ficou uma merda. 
O livro é alegre, divertido, apesar do tema casca dura, e a narrativa leva a gente de maneira bem fluída. Os personagens são cativantes, até os secundários fazem com que a gente se prenda as histórias, mas Lou e Will desempenham um papel fundamental pra quem leu e gostou no quesito "personagem que me fez cair de amores". Will é grosso, irritante, arrogante, mas quem não teria essas características na pele dele? Lou é amalucada, sem perspectiva, e tá ferida de maneira que paralisou sua vida por causa das marcas dessa ferida. O filme ignora completamente a história de Lou. Não há explicação plausível do motivo que a fez ficar ali, mesmo tendo conseguido entrar no tão sonhado curso de moda na faculdade. Ela virou apenas uma pessoa fraca que ficou alí acomodada naquela vidinha... 
Vendo filme (e eu vi três vezes pra acreditar naquela bosta) parece que o roteiro foi feito através de recortes. Pararam um dia alí e saíram recortando a história pra ver no que é que dava. Deu numa merda enorme. 
Usei na aula com meus alunos de ensino médio pra discutir sobre eutanásia e disse a eles várias vezes que lessem o livro, mas a maioria (aqueles que não tinham lido) achou o máximo. Fez sucesso entre eles... daí segue a ideia de que se você não leu o livro, talvez, mas só talvez você até goste da colcha de retalhos lá que fizeram... eu vou preferir ficar com a versão impressa de Lou e Will. E por falar nisso, na versão impressa do livro a minha visão de adultinha conseguiu entender e respeitar completamente a decisão de Will e no filme esse foi o único momento que caiu um cisquinho no olho, deu uma certa emoção ver Will e Lou se despedindo em carne e osso.
Odiei o filme. Mas segue a vida, tem outras adaptações! :)       





Nenhum comentário:

Postar um comentário