segunda-feira, 4 de julho de 2011

Biutiful

Sabe aquele choro preso na garganta? Assistindo Biutiful eu consegui finalmente soltá-to. Um filme denso e belíssimo. Falta-me palavras para descrever a história de Uxbal (Javier Bardem) que logo nas primeiras cenas nos é apresentado como um homem sozinho que cria seus dois filhos com muita dificuldade. Logo depois descobrimos que Uxbal, para sustentar a família,  não trabalha na legalidade e está sempre envolvido com negócios escusos e tendo que lidar com uma mulher (ex-mulher) bipolar que está sempre bebendo muito e perdendo o auto controle muito facilmente. Somando a isso, Uxbal tem ainda que lidar com uma mediunidade que o faz enxergar os mortos. 
Ao descobrir que tem apenas alguns meses para viver Uxbal percebe-se pequeno diante dos acontecimentos da vida, tendo então que descobrir um jeito de deixar seus filhos nas melhores condições possíveis. Neste momento Uxbal reflete sobre suas atitudes enquanto ser humano, faz reflexões sobre o pai que havia morrido quando ele tinha a idade de sua filha e de quem pouco se lembra e descobre o medo de deixar de existir para os seus próprios filhos.
O filme peca apenas pelo excesso de informação e pela pouca preocupação com o foco... muitos temas abordos de maneira um pouco caótica e confusa. Contudo eu prefiro me apegar ao que há de mais bonito na história. Prefiro me apegar ao Bardem, lindo e talentosíssimo, as crianças a ao tema O que fazer com o que me resta de vida?
Apesar de por vezes me sentir verdadeiramente tentada a me retirar da vida, fico pensando o que aconteceria se algo assim me atingisse. Acho que assim como Uxbal eu ficaria mais preocupada com as situações que deixaria para traz, para o estrago que faria nas vidas das pessoas para quem represento alguma coisa. 
Biutiful para mim foi assim, choro e reflexão. Gostei muito e recomendo.




Jor     

2 comentários:

  1. Lendo esse seu texto sobre Biutiful (sobre o qual nem consigo comentar, é sensacional, mas sou muito sugestionada também pelo amor incondicional que tenho por Javier Bardém há séculos), me ocorreu que preciso te indicar mais um filme da linha "soco no estômago". Não sei se tu já viu "Incêndios", mas se não viu, CORRA! (e depois me conte, tá?)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Já coloquei para baixar. Depois te conto sim! Beijos!!!

    ResponderExcluir