quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Resumo: David Copperfield


Nasço:
David já nasce marcado pela morte do pai e sendo motivo de desgosto para a tia que esperava que ele fosse uma menina.Neste mesmo capítulo conhecemos a mãe de David e é possível perceber que se trata de uma mulher frágil e muito vulnerável.
Observo:
David Observa a sua infância como um momento vazio e sem grandes acontecimentos. Somos então apresentados ao homem que no futuro será o padrasto de David. Um homem que já se mostra autoritário, frio e manipulador.
Uma Mudança:
David é enviado para a casa de Peggotty (empregada da família Copperfield) onde conhece uma realidade completamente diferente da dele. Ele se encanta por Emily e constrói com a família de Peggotty uma relação de muito respeito e carinho. Ao retorna, David descobre que sua mãe esta agora casada e sente o primeiro impacto da mudança: trocam o seu quarto de lugar na casa e o canil que antes estava vazio agora é ocupado por um cachorro neda amigável.
Caio em Desgraça:
David entra verdadeiramente em contato com o padrasto e percebe que a sua vida ao lado dele não será fácil. Murdstone se mostra um homem dominador e violento. Ele leva a irmã Jane para morar com eles e David nota que ambos, Muderstone e a irmã, exercem um domínio devastador sobre sua mãe. David chega a descrever o comportamento da mãe como "submissa". Clara passa a viver em meio a abusos psicológicos constantes. Tanto a cunhada quanto o marido fazem dela um fantoche.
Expulso de Casa:
David é enviado a um colégio interno... durante a viagem ele é engando por um funcionário de um restaurante em que pára para comer demonstrando assim a sua ingenuidade diante da vida. Ao chegar no colégio descobre que os alunos estão de férias. O colégio também se mostra um ambiente extremamente abusivo.
Amplio meu Círculo de Relações:
Os alunos regressam das férias e encontram David. Ele consegue a aceitação por parte dos colegas e conhece Steerforth, aquele que vem a ser o aluno mais popular da escola e aquele que desfruta de algumas regalias por parte dos donos da escola. Steerforth demonstra um comportamento pernicioso, mas David ainda não consegue enxergar isso nele e tem nele sua maior referência na escola.
Meu Primeiro Semestre na Salem House:
Somos apresentados aos personagens que vivem no colégio interno. Entramos em contato com a real natureza de Steerforth e com as várias formas de violência vividas pelos alunos da escola (confesso que achei um capítulo massante).
Minhas Férias. Principalmente uma Tarde Feliz:
David volta para casa depois de sete meses de ausência. Ao chegar encontra a mãe com um bebê no colo e descobre que tem um irmão. Sente ciumes a princípio, mas depois se apega a ideia de ter um irmão. Muderstone e Jane não estão em casa, e desse modo, ele, Clara, o Bebê e Peggotty passam um tarde muito agradável juntos. David consegue sentir a mudança no comportamento da mãe. Esse comportamento é contrastado quando Muderstone e a irmã voltam para casa e clara passa a se comportar de maneira perturbadora.
Um Aniversário Memorável:
No dia do seu aniversário David recebe a notícia da morte de sua mãe 💔💔💔