sexta-feira, 28 de junho de 2013

Gigante??!! Hum, sei não...


Entrei no twitter em 2009. Mais especificamente no dia 24 de Junho de 2009... um ano antes tinha surgido essa nova rede social super interessante e como sou uma curiosa por natureza, entrei pra festa.
De lá pra cá muita coisa aconteceu comigo e com o mundo... acompanhei muita coisa por lá que não teria visto se estivesse no face, ou na TV. Fugi do face, pois o descobriram e aquilo lá virou uma festa dos horrores... Da TV eu já tinha saído a um tempo - na verdade o twitter virou minha TV. Não preciso assistir a um jornal pra saber o que está acontecendo no mundo, fico sabendo de tudo por lá mesmo - rápido, enxuto... se me interessar vou ao site e leio a notícia, se não me interesso, descarto a informação e parto pra próxima. Claro que a ideia do microblog não é só a de informar, ele vai além. A plataforma é livre e cada usuário faz uso do jeito que bem entende, óbvio. Pra mim lá é também um diário, um muro de lamentações... não tem pra quem falar, escrevo lá. Já falei umas 50 vezes pra Beto e acho que ele já tá de saco cheio, escrevo lá... meu twitter reflete o meu estado de espírito... se estou bem, ele é lido, animado, divertido. Se estou mal ele vira o cão da depressão.
Mas eu sou viciada em informação... política, economia, cinema, música... gosto do lance do “na hora” do twitter, sabe?! Mataram bin Laden e a gente ficou sabendo quase que simultaneamente no twitter. No ataque de Boston a polícia confirmou via twitter a captura do suspeito também antes da TV. Claro que os portais de notícias fazem esse trabalho e você pode até dizer: consigo isso de outras formas na web! E com certeza estará certo, mas eu sou desfocada e o Twitter me mantem focada. Não tenho saco pra ficar andando de um lado pra outro na web buscando por informação... além de desfocada sou uma preguiçosa confessa.
Claro que nem todo mundo faz um uso saudável do lugar. Algumas pessoas espalham ódio (Luana Piovani saiu do twitter o/ - todas comemora! (linguagem twitteira) a mulher agredia Deus e o mundo e ainda se achava a vitima da história hahahhahaahah), calúnia e ofensa no microblog, mas até nisso ele é legal. A gente bloqueia, a gente deixa de seguir, a gente denuncia por spam... Tudo lá é questão de seguir as pessoas certas. Como tudo na vida, aliás! Tudo é uma questão de se cercar das pessoas certas.
E daí que quando o gigante acordou, o povo foi pra rua, e enquanto na TV da sala Patrícia Poeta exaltava a linda e histórica manifestação que estava acontecendo nas avenidas das principais cidades do país, a mascara da TV ia caindo no twitter.
Manifestação apartidária ou anti partidária? (Dá pra fazer política sem partido político? Dá pra ter jogo democrático sem os partidos políticos?? :/ Que tipo de manifestação democrática queima bandeira de partido político? Agressivo, intolerante, reacionário... estranho!)  Manifestação contra corrupção (e quem é a favor de corrupção? Os corruptos, né?!) (e o foco disso tudo?? Contra corrupção? Por mais educação?? Por uma saúde de qualidade?? Pela paz mundial?? Ah, gente! Não dá!!) ou gente de bem servindo de massa de manobra pra algum interesse escuso?? O pig queria o que deixando de exibir duas novelas e dezenas de comerciais?
A princípio, quando o movimento #passelivre foi pra rua e a polícia respondeu a bala, fiquei revoltada. Nem direito a protestar a gente tem mais??? Que país de merda é esse?? Retuitei dezenas de pessoas apavoradas com a reação da polícia... fiquei apavorada com a reação da polícia!
Depois virou palanque... e palanque de quem??? Palanque pra que??? Pois é! (sigo as pessoas certas no twitter).
Dilma é a presidenta do Brasil e isso basta. Ela foi eleita democraticamente e merece respeito até que o perca. Querem arrancá-la da presidência? Esperem que 2014 tá aí batendo na porta - falta pouco, mas façam isso de maneira limpa (como se o pig soubesse jogar limpo)! FHC e Aécio fazendo revezamento no #JN pra desmoralizá-la é demais até pra direita porca desse país... #vemprarua?? #Ogiganteacordou? Isso é golpismo, fascismo... isso é anti democrático, e é, no mínimo, baixo!
Que gigante que acordou??? Me contem, #pfvr?! O movimento negro desse país nunca dormiu... a marcha das vadias tava aí desde sempre lutando pelos direitos das mulheres (o movimento feminista – desde que acordou – nunca mais dormiu!!!). O movimento #LGBT trava batalhas homéricas contra a homofobia e em favor de seus direitos civis. O gigante acordou???? Cuidado que esse aí que acordou pode fazer um estrago gigantesco. Esse gigante que acordou pode ser aquele que muita gente ajudou a colocar pra dormir em 84.
Sabe que revolução foi interessante??? Eleger um ex líder sindical pra presidência da república... isso foi revolução... o cara que, apesar de toda a torcida contra, fez um trabalho e tanto. O cara que deu ao pobre poder de compra, que tirou um monte de gente da miséria... que fez a classe média desse país ganhar outra cara. Isso foi revolução e essa revolução os ricos desse país JAMAIS perdoarão.
Sabe que outra revolução foi interessante??? Eleger uma mulher pra presidência de uma república tão machista... e essa mulher, apesar da campanha gigantesca que o pig (olha o gigante aí, gente!) tem feito, tem realizado um trabalho interessante, tem dado continuidade a um trabalho que ainda leva um tempo pra surtir efeito e que pode ser interrompido por gente que não se conforma em ter que dividir aeroporto com a classe C, que não se conforma em ter que pagar salário decente  pra ter uma empregada doméstica.

Então, era só pra deixar aqui essa minha impressão sobre os últimos acontecimentos... esse oba oba tava me enchendo e transbordou em letras.


P.S.: No twitter sigo gente de direita, de esquerda, de centro, de anarquia, de futilidade e de alegria... gosto de todo mundo, mas filtro muito bem o que leio...

Minhas arrobas favoritas: @DonaFarta (anda sumida, mas tenho fé que ela volte)  (paixão das antigas) (lindinho) (uma das arrobas mais coerentes que conheço e fofa) (sarcasmo puro e "direitoso" de carteirinha) (revolucionária - essa moça vai longe) (uma flor)
(foi pra rua e narrou tudo que viu lá)  (Achei ela graças ao pig, é professora como eu e já me apeguei) 
(diversão) (outra flor) (poetisa) (Stalker profissional do bem) (Amo o jeitinho irônico dele de ser) (alegria) (amo a paixão dela por bichos)  (assisto novela pelo twitter dele) (figura - já me apeguei) (minha guru)   (feministicamente me informa) (uma gigante que acordou faz um século e meio) (pelo meu eterno amor por Grey's anatomy)